O que significa ser fiador?
Ser fiador de um empréstimo significa assumir a responsabilidade de cumprir com as obrigações do titular do empréstimo, caso este não consiga fazê-lo.
Porque é que os bancos requisitam Fiadores?
Geralmente, os fiadores são necessários para reforçar a operação de Crédito Habitação, aumentando as garantias de cumprimento do empréstimo.
Quais os requisitos para ser Fiador?
Qualquer pessoa pode ser fiador, desde que a instituição financeira aceite, mas geralmente são solicitados familiares e pessoas próximas dos titulares do empréstimo.
Quais as obrigações dos Fiadores?
Os fiadores aumentam as probabilidades de aprovação do financiamento, mas não devem substituir a capacidade dos titulares de cumprir com as obrigações do empréstimo. Alguns dos aspetos mais valorizados na análise do perfil dos fiadores são a afinidade e a relação com os titulares do empréstimo, os rendimentos, a estabilidade profissional e a existência de património. Sempre que o titular do empréstimo não conseguir cumprir a sua parte do pagamento da dívida, ou seja, com as prestações do Crédito Habitação, os fiadores assumem esse compromisso, respondendo com os seus rendimentos, bens pessoais e patrimoniais.
Quando é que se deixa de ser Fiador?
A fiança termina quando a dívida do empréstimo é liquidada ou quando o contrato de Crédito Habitação se extingue, por exemplo, pela venda do imóvel ou transferência do empréstimo